Correio Popular Notícia


CAERD
Vazamentos podem prejudicar ponte sobre o Rio Machado

Data da notícia: 09/01/2013
Foto:

>Autoridades e população temem que as infiltrações danifique a estrutura da ponte sobre o Rio Machado

(Josias Brito) A ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná poderá sofrer novamente novos desabamentos na estrutura, devido a vazamentos na adutora da CAERD (Companhia de Água e Esgoto do Estado de Rondônia), que abastece toda a população do Segundo Distrito. Durante coletiva de impressa realizada na Prefeitura, na última segunda-feira, o prefeito Jesualdo Pires (PSB) e o vereador Edivaldo Gomes (PMDB) apresentaram a imprensa um vídeo mostrando diversos vazamentos na adutora da Caerd em toda a extensão da ponte.
O ponto mais crítico apresentado está localizado no oitavo vão da ponte, sentido segundo distrito da cidade, onde o intenso vazamento da adutora bate na lage e com o forte impacto forma uma nuvem de água. No inicio do mês de maio de 2012, os ji-paranaenses conviveram com os problemas causados pelo rompimento da adutora na cabeceira da ponte. O acidente deixou toda a população do Segundo Distrito sem água tratada por um tempo.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130109-151.jpg[/IMG] Na época, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) interditou a ponte sobre o Rio Machado, no lado esquerdo, que dá acesso do Primeiro para o Segundo Distrito, por causa do aterro ter sido levado pela força da água. Em caso de novo rompimento, as consequências podem novamente ser constrangedoras para a população.
O prefeito Jesualdo Pires disse que o problema é muito sério e que já alertou o Ministério Público e a companhia sobre os vazamentos. ?A ponte apresente de três a quatro pontos de vazamento na adutora?, lembrou.
Conforme o vereador Edivaldo Gomes, caso na haja uma correção imediata na adutora, pode se romper e causar novos danos a estrutura da ponte sobre o Rio Machado. ?Ainda que seja para manutenção, o segundo distrito, mais uma vez, pode ficar sem água por tempo indeterminado. Aproximadamente uns três dias sem água?, lembrou.
O secretário de Obras de Ji-Paraná, Waldeci José Gonçalves, a pedido do prefeito, já notificou a Caerd sobre o problema na adutora que passa sobre a ponte. Para o prefeito, os vazamentos não são difíceis de serem reparados. ?Existem anéis apropriados que são encaixados com uma borracha nos canos e estancam os vazamentos de água. A companhia precisa, urgentemente, fazer este reparo?, frisou.
Jesualdo Pires destaca ainda que, além da questão da falta de água no segundo distrito, o problema de vazamento na adutora, poderá acarretar novos danos na estrutura da ponte e acontecer novamente o rompimento da pista e de novo causar todo aquele transtorno a população.
Segundo o gerente da Caerd, Carlos Pilenghy, a empresa tem atuado diariamente para tentar resolver a situação de vazamentos em vários pontos da cidade, inclusive fazendo levantamento dos vazamentos ainda existentes, como é o caso da adutora embaixo da ponte sobre o Rio Machado. "Todos os vazamentos constatados não oferecem risco a estrutura da ponte, devido a água bater apenas no concreto. Vamos fazer os reparos necessários e resolver o problema naquele local", destacou.

TAXA DE ÁGUA - O prefeito Jesualdo Pires, disse que o município irá rever a taxa de água que é cobrada da administração municipal. ?Eu acho um absurdo a prefeitura pagar o valor de R$ 120 mil reais para uma empresa concessionária em Ji-Paraná. Nós iremos negociar com a Caerd?, ressaltou.
Um dos pontos importantes destacou Jesualdo, é tentar diminuir entre 50 a 60% o valor que é cobrado hoje da prefeitura pela Companhia de água. ?Já estamos preparando a proposta para negociarmos com a diretoria da Caerd?, concluiu.

Fonte:






Noticia vista 1370 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.